Soluções para Limpeza de Águas NK

nk03

1 – Soluções para Limpeza de Águas de Lastro de Navios

Problemas causados pelas Águas de Lastro de Navios:
Graves Impactos Ambientais – Econômicos – Saúde Pública
Navios movimentam mais de 80% das mercadorias do mundo e transfere aproximadamente 3 a 5 bilhões de toneladas de água de lastro a cada ano Internacionalmente.
Os navios através das águas de lastro transferem espécies aquáticas invasoras, que causam graves impactos ambientais, econômicos e de saúde pública.
Norma
Durante a Convenção Internacional para o Controle e Gestão das Águas de Lastro e Sedimentos, de 2004, aprovaram regulamentos B-3 e D-2, com normas para implantação de paulatina de sistemas de limpeza de águas de lastro.
Soluções
Em 2002, a NK começou a desenvolver produtos para limpeza de águas com a colaboração de vários parceiros.
Os produtos desenvolvidos são:

  • Desinfecção por ozônio (O3);
  • Desinfecção por luz ultravioleta (UV);
  • Desinfecção por eletro cloração (CE);
  • Filtração

NK-O3 BLUE BALLAST SYSTEM

A NK se dedica ao Sistema de Limpeza das Águas de Lastro por Ozônio, pelos inúmeros benefícios que este sistema oferece:
Segurança – Saúde – Meio Ambiente – Espaço Físico Reduzido– Sustentabilidade Econômica
O ozônio tem uma vida extremamente curta, fator que contribui para o Sistema NK-O3 se tornar altamente seguro. Este sistema vem equipado por sensores de ozônio, alarmes e interruptores para desligar caso seja detectado algum resíduo de ozônio nas soluções tratadas, mas até hoje não teve necessidade de serem acionados.
O Sistema NK-O3 trata a água de lastro por absorção no início da viagem. O ozônio, o ácido hipobromoso e os outros resíduos oxidantes se desintegram muito rápido, sendo que esta rapidez dependerá do composto. Não há qualquer resíduo de oxidantes remanescentes nas águas de lastro tratadas por este sistema, trazendo a certeza que ao descarregá-la não prejudicará o meio ambiente.
Um rigoroso programa de testes avaliou o potencial de toxicidade da água de lastro tratada pelo “NK-O3 Blue Ballast Sistem” e todos os requisitos do IMO foram atendidos.
O “NK-O3 Blue Ballast Sistem” não faz uso de produtos químicos ou substâncias nocivas, se diferenciando de outros sistemas, por não carregar a bordo produtos químicos ou substâncias nocivas. É um sistema seguro, simples e ambientalmente correto.

Layout do “NK-O3 Blue Ballast Sistem” instalado a bordo do navio:
layout-nk-o3

2 – Soluções para Limpeza de Águas NK-O3

O gás ozônio foi descoberto pelo Dr. Shoenbein, Suíça, 1799. Foi utilizado pela primeira vez comercialmente como desinfetante num município de Francês 1899.
As plantas mais antigas em operação estão na Polônia (desde 1901) e na França (desde 1906).
Atualmente há em torno de 3.000 plantas Municipais em todo o mundo e 1.000 plantas em instalações comerciais e industriais.
Utilização atual dos Sistemas de Limpeza de Águas através de Ozônio para esterilização:
[two_columns_one]

  • Água potável e bebidas;
  • Tratamento de águas subterrâneas;
  • Lavanderias comerciais;
  • Indústria Química e Farmacêutica;
  • Hospitais e área da saúde;

[/two_columns_one][two_columns_one_last]

  • Águas residuais, efluentes;
  • Torres de resfriamento de águas;
  • Aquários;
  • Indústria Eletrônica e Petroquímica;
  • Indústria alimentícia; e outros.

[/two_columns_one_last]
Até hoje não houve registro de qualquer problema com seres humanos de exposição ou contaminação com Ozônio.
[divider]

O Sistema NK-O3 é um sistema de múltiplas funções:

  • águas de lastro de navios;
  • águas para consumo humano;
  • águas residuais com óleo;
  • águas residuais de esgoto;
  • lodos de esgoto, e outros;
  • remove incrustações dos tanques;
  • remove resíduos do ar: EGCS (NOx, SOx, COV , GEE ).

EGCS – Sistemas de limpeza de gases de escape para a indústria naval;
NOx (óxido de nitrogênio) e SOx (óxido de enxofre) – são gases produzidos por indústrias e motores de combustão, são liberados para atmosfera e reagem com a umidade do ar produzindo ácido sulfúrico e ácido nítrico, que dão origem a precipitações ácidas, quando frequentes, prejudicam o solo, consequentemente, plantas e animais, a vida dos rios e edificações(corrosão nas estruturas).
COV – estrutura molecular de um composto orgânico volátil genérico;
GEE – gases efeito estufa.
[divider]

Tratamento de Águas de Esgoto

IMO determina através da resolução MEPC. 107 (49) e da Convenção MARPOL 73/78, o limite de 15 ppm para a descarga do esgoto de navios.
Fases do processo de Tratamento de Águas de Esgoto:

  • A primeira fase é uma fase de separação por gravidade de resíduos grosseiros;
  • A segunda fase é uma fase de coalescência, são separadas as gotículas finas de óleo a partir da água.
  • A terceira fase é uma fase de quebra de emulsão por ozônio.

[divider]

Tratamento de Água Potável

Tanques de retenção de águas frescas ventilados, por conseguinte, é possível que estas águas sejam contaminadas, por isso havendo necessidade de tratamento antes do consumo humano.
Razões que levam a substituição da “cloração” pelo “sistema de purificação por ozônio”:

  • a água dos tanques são rotineiramente esterilizadas através de cloro – “Super Cloração”, sendo necessários a descarga de grandes quantidades, e, geralmente, não controlada de cloro para o tanque;
  • pelos riscos das águas cloradas atingirem a membrana do sistema de OR, semipermeável através da retro lavagem e destruir o cloro;
  • um ponto de preocupação mais imediata é o fato de existirem vários subprodutos tóxicos de cloro chamados cloraminas. As clorominas são geradas por taxas normalmente aprovados de cloração, mesmo sob condições rigorosamente monitorizadas e controladas. É comum as cloraminas serem encontradas nas estações de tratamento de águas para consumo humano.
  • a cloração contínua exerce um alto custo em componentes do sistema de tratamento de água, tais como bombas, válvulas e encanamento.

O Sistema de tratamento por ozônio assegura a pureza total e completa da água de um tanque de armazenamento, a água nunca vai ter mau cheiro ou um gosto desagradável. Importante, nunca mais será necessário adicionar cloro aos tanques.
Nenhum vírus ou bactéria é conhecido por ser resistente à destruição por ozônio. Bactérias, tais como Mycobacteria, que são relativamente resistentes ao cloro, requerendo horas de tempo de contato, são muito sensíveis ao ozônio, inclusive em concentrações muito baixas.
O contato com o ozônio proporciona a inativação completa dos vírus e bactérias dentro de alguns segundos. Um sistema de injeção de ozônio que trata tanques de água durante 15 minutos por dia vai manter a água pura.
O ozônio tem a capacidade de eliminar odores orgânicos em tanques com águas cinzentas ou pretas. O sistema foi testado e provado.
A capacidade dos reservatórios para o tratamento por ozônio podem variar de 25 litros até 38.000 litros.
[divider]

Resultados com uso de Ozônio com Navio Oceanográfico

Pesquisa com o Helix Alpha, um navio oceanográfico operado pela Universidade do Alasca, do Instituto de Ciência Marinha da National Science Foundation.
O navio está disponível para a comunidade mundial oceanográfica através da participação no Sistema de Informação Laboratorial da Universidade Nacional de Oceanografia (UNOLS).
O Helix Alpha opera nas águas do Ártico que hospedam um ambiente marinho em que cracas, moluscos e amêijoas se fixam a qualquer superfície e, especialmente, nos cascos dos navios e dali eles são levados para seu interior prejudicando o arrefecimento do motor e outros.
A invasão dos bio incrustantes gerou um problema grave no Helix Alpha.
Em 2005, um dispositivo baseado em ozônio foi instalado. O casco ficou totalmente livre de bio incrustantes, desde que o sistema foi instalado em 2005.